Conheça os exames à visão que temos ao dispor
Tomografia de Coerência Ótica (OCT)

A Tomografia de Coerência Ótica é um dos exames de oftalmologia mais recentes e cada vez mais importante no diagnóstico e acompanhamento de lesões que afetam a retina, nervo ótico, córnea e câmara anterior.

Com um mecanismo similar à ecografia, a OCT é um exame não-invasivo e permite a obtenção de imagens de alta resolução da retina, fundamental para dar uma resposta adequada a várias patologias oculares, entre elas, a maculopatia diabética, membrana epi-retiniana, buraco macular e degeneração macular (relacionados com o envelhecimento) e o glaucoma.

A Tomografia de Coerência Ótica é um exame rápido, seguro e muito eficaz.

Quando deve realizar uma OCT?

A OCT está indicada para o diagnóstico precoce de patologias da retina e do vítreo, na avaliação de edema macular, em casos de degenerescência macular e na diabetes. Também é um exame complementar de diagnóstico do glaucoma.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma OCT?

Não será necessário antecipar quaisquer cuidados.

Ecografia Oftálmica A+B

A Ecografia Oftálmica A+B é um exame complementar de diagnóstico que permite identificar alterações anatómicas que possam existir no globo ocular e que não são possíveis de observar na presença de opacidades dos meios transparentes do olho, como no caso da catarata ou hemorragia do vítreo.

A Ecografia Oftálmica A+B possibilita esta visualização direta do interior do olho sem que seja necessária a utilização de radiação.

Quando deve realizar uma Ecografia Oftálmica A+B?

A Ecografia Oftálmica A+B é prescrita para a realização de diagnósticos de patologias como descolamento da retina ou da coroide, hemorragias do vítreo ou tumores oculares. Também permite determinar com mais precisão qual o tratamento adequado para a respetiva doença.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma Ecografia oftálmica A+B?

Por norma, não será necessário antecipar quaisquer cuidados. Contudo, mediante indicação do médico oftalmologista, poderá ser necessário dilatar a pupila através da colocação de gotas.

Topografia Corneana (Orbscan)

A Topografia Corneana (Orbscan) é um exame oftálmico utilizado para analisar a estrutura da córnea, curvaturas anteriores e posteriores, espessuras, capacidade de desviar a luz em toda a sua extensão, bem como avaliar o espaço da câmara anterior.

A Orbscan é um exame não-invasivo, rápido e seguro.

Quando deve realizar uma Orbscan?

A Topografia Corneana (Orbscan) está indicada para o diagnóstico precoce de patologias da córnea, no pré e pós-operatório de cirurgias à córnea (refrativas, transplante de córnea, implante de anéis, entre outras), no pré-operatório de cirurgia da catarata e no planeamento de incisões cirúrgicas. Também é um exame útil na adaptação para lentes de contacto.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma Topografia Corneana?

Utilizadores de lentes de contacto devem suspender o seu uso, no mínimo, cinco dias antes do exame.

Biomicroscopia Especular

A Biomicroscopia Especular é um dos exames oftálmicos mais comuns e tem por finalidade avaliar a quantidade de células endoteliais da córnea, bem como as suas características de forma e tamanho.

O endotélio corneado é formado por uma única camada de células com funções reguladoras da hidratação da córnea. Nesse sentido, realizar esta contagem celular permite avaliar se a função endotelial está comprometida.

A Biomicroscopia Especular é um exame não-invasivo, rápido e seguro.

Quando deve realizar uma Biomicroscopia Especular?

A Biomicroscopia Especular é realizada no pré-operatório de cirurgia da catarata ou em casos de suspeitas e/ou acompanhamento de doenças degenerativas da córnea.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma Biomicroscopia Especular?

Utilizadores de lentes de contacto devem suspender o seu uso no dia do exame.

Perimetria Estática Computorizada (PEC)

A Perimentria Estática Computorizada – também conhecida como avaliação dos campos visuais – é um exame de oftalmologia que recorre a técnicas muito apuradas e precisas para determinar a capacidade de visão em cada área do campo visual.

O campo visual pode definir-se como toda a superfície que a visão periférica consegue abranger quando se fixa num ponto em frente. A Perimetria Estática Computorizada permite identificar se a capacidade do campo visual do paciente foi comprometida.

Embora seja um exame não-invasivo e muito eficiente, pode ser demorado e provocar algum cansaço.

Quando deve realizar uma Perimetria Estática Computorizada?

A PEC está indicada para o despiste de alterações ao campo de visão ou como rastreio para revalidação da carta de condução.

Em casos de pacientes com doenças que comprometem o campo visual, como o glaucoma ou alterações neuro-oftalmológicas, o exame pode também ser solicitado.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma avaliação ao campo visual?

Pela natureza prolongada deste exame, recomenda-se que o paciente reserve alguma disponibilidade para a execução da PEC e que o efetue de manhã. Poderá necessitar de fazer pausas para descansar.

Biometria com cálculo de lente intraocular

A Biometria com cálculo de lente intraocular é um exame pré-operatório à cirurgia de catarata que mede a dimensão do olho através de uma sonda que emite raios de ultrassom.

O exame permite calcular a lente intraocular ideal a implantar durante a cirurgia. Com o avanço da tecnologia, a remoção da catarata deixou de ser o objetivo único da cirurgia; procura-se que os pacientes em pós-operatório tenham uma melhoria significativa do campo de visão sem necessitarem de auxiliares (óculos ou lentes de contacto). Nesse sentido, é fundamental que a Biometria de cálculo de lente intraocular faça a medição mais exata possível (potenciando os resultados positivos).

A Biometria com cálculo de lente intraocular é um exame não-invasivo e de alta precisão, que pode ser realizado de diversos modos, sendo o mais comum de olhos fechados e com a sonda sobre as pálpebras.

Quando deve realizar uma Biometria com cálculo de lente intraocular?

Todos os pacientes em pré-operatório à cirurgia de catarata devem realizar este exame.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma Biometria?

Utilizadores de lentes de contacto devem suspender o seu uso, no mínimo, três dias antes do exame.

Retinografia

A Retinografia é um exame oftálmico de imagem que fotografa as áreas anteriores do olho, como a retina e o nervo ótico.

É realizada com auxílio de um retinógrafo e ajuda a despistar doenças como retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, descolamento da retina ou glaucoma.

Existem dois métodos para a realização deste exame, sendo a Retinografia Panorâmica o método mais moderno, uma vez que é o que consegue captar imagens mais definidas e amplas da visão da retina. É também um procedimento mais confortável para o paciente.

Quando deve realizar uma Retinografia?

A Retinografia é prescrita pelo médico oftalmologista sempre que se identificam alterações na retina ou no nervo ótico e para acompanhar doenças vítreo-retinianas, glaucoma ou doenças do nervo ótico.

Quais os cuidados a ter antes ou depois de realizar uma Retinografia?

Utilizadores de lentes de contacto devem suspender o seu uso no dia do exame.