Horário de Funcionamento : Aberto de 2ª a 6ª das 9h-20h.
  Contactos : 21 8436000 ou 966317422

Exames

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

A Tomografia de Coerência Óptica é um método de diagnóstico indicado para avaliar inúmeras doenças da retina e do disco óptico. Dentre as doenças da retina, podem ser melhor avaliadas aquelas que afectam a mácula tais como: Maculopatia diabética, Membrana Epi-Retiniana, Buraco Macular e Degeneração macular relacionada à idade. No glaucoma, a Tomografia de Coerência Óptica é um excelente método de avaliação do disco óptico e da camada de fibras nervosas.

Topografia Corneana

A Topografia é utilizada para analisar a curvatura corneana em todos os quadrantes e eixos desde o centro até periferia, permitindo a percepção de detalhes quanto ao relevo da córnea, apresentados em cores para melhor discernimento.
Exame utilizado para diagnóstico precoce de várias patologias corneanas, útil na adaptação de lentes de contacto, no acompanhamento de astigmatismo pós-operatório de transplante de córnea e cirurgia de catarata e no planeamento de incisões cirúrgicas no seu pré-operatório.

Perimetria Estática Computadorizada

Toda a superfície que a nossa visão abrange periféricamente quando se fixa um ponto em frente, dá-se o nome de campo visual, e o seu estudo é designada por Perimetria.
Este exame faz-se com recurso a técnicas cada vez mais apuradas e precisas. No glaucoma a perca do campo visual inicia-se pela parte periférica e só mais tarde surgem alterações centrais. O exame dos campos visuais permite detectar alterações iniciais que facilmente passam despercebidas ao doente.

Paquimetria

A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. E indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córnea e pré-operatórios de cirurgias refractivas. É um exame indolor e de rápida execução.

Biometria

Com o desenvolvimento das lentes intra-oculares (LIO) na cirurgia de Catarata, tornou-se fundamental a obtenção de um método para cálculo do grau da lente a ser implantada. O biômetro é um aparelho que mede o olho através de uma sonda que emite raios de ultra-som, obtendo-se os comprimentos axial do olho, axial da câmara anterior e até a espessura do cristalino.

Microscopia Especular

A MEC é um exame que tem por finalidade avaliar a quantidade de células do endotélio corneano bem como suas características de forma e tamanho. É um exame indolor e de rápida execução. É realizado nos pré-operatórios de cirurgias de catarata ou em casos de doenças da córnea.

Retinografia

A retinografia é uma fotografia da retina ou do nervo óptico que é feita com auxílio do retinógrafo. As principais indicações são para o diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo retinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

Ecografia

Estudo do interior do globo ocular, através de ondas ecográficas, quando a córnea, cristalino, ou vítreo não estão transparentes. Esta técnica permite detectar tumores, descolamentos da retina em doentes com cataratas, hemovitreo, entre outros.

Ortóptica

Realiza de exames para correcção refractiva e adaptação de lentes de contacto, bem como para análise da função visual e avaliação da condução nervosa do estímulo visual e das deficiências do campo visual; programa e utilização de terapêuticas específicas de recuperação e reeducação das perturbações da visão binocular e da subvisão; acções de sensibilização, programas de rastreio e prevenção no âmbito da promoção e educação para a saúde.

Testes de Lentes de Contacto

Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para seleccionar a lente de contacto mais adequada para cada paciente.